EMAIL:

ilmarvieirajunior@hotmail.com

NOSSOS SEGUIDORES

quarta-feira, 31 de agosto de 2011


Hospital de Base faz primeira retirada de órgãos para transplante


O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, de Itabuna, registrou nesta quarta-feira (31), sua primeira doação de múltiplos órgãos, que beneficiarão a pessoas que aguardam na fila por um transplante. O trabalho foi possível graças à integração das ações entre o Hblem, a Organização de Procura de Órgãos –OPO – daquela unidade e da Central Estadual de Transplantes de Órgãos (CETO), vinculada à Sesab. 

O trabalho para a retirada dos rins, coração, fígado e córneas de um paciente de 45 anos, vítima de acidente vascular encefálico, teve a participação de uma equipe do Hblem e da CETO responsável por notificar, captar e distribuir os órgãos para os receptores e garantir transparência e lisura no processo de doação. 
Segundo a presidente da Fundação de Assistência à Saúde de Itabuna (Fasi), entidade mantenedora do Hospital de Base, Gilnay Santana, a doação foi um momento importante na história do Hblem, que amplia a prestação de serviços como referência regional na área de saúde. 
Ela explica que o diagnóstico de morte encefálica do doador, um paciente internado no Hospital São Lucas, depois de sofrer um Acidente Vascular Encefálico, foi realizado por equipe médica especializada do Hblem, integrada pelo neurologista Montival Lucas Neto e pelo cordenador da OPO, o médico José Mesquita, que cuidou da sua remoção do doador para a UTI do Hospital de Base, onde ele foi mantido até a chegada de uma equipe especializada da Central de Transplantes.

O que é a OPO
A Organização de Procura de Órgãos –OPO- é o órgão executivo da Comissão de Transplantes de Órgãos e Tecidos da Diretoria Clínica do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães e suas atividades estão estabelecidas em observância à legislação vigente sobre transplantes de órgãos e tecidos do corpo humano, com fins terapêuticos e científicos. 

A OPO tem como objetivo exercer atividades de identificação, manutenção e captação de potenciais doadores para fins de transplantes de órgãos e tecidos nas dependências do Hblem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJAM BEM VINDOS E VOLTE SEMPRE