EMAIL:

ilmarvieirajunior@hotmail.com

NOSSOS SEGUIDORES

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Festa em louvor a São Cristóvão arrasta multidão até a Capela na Saloméa

Texto: Arnold Coelho  -  Fotos: Raimundo Gomes e Antonio Lima
Aconteceu na tarde de quinta-feira (25), uma grande carreata com mais de 100 carros, motos, bicicletas e centenas de devotos.  O cortejo saiu às 15 horas da Praça da Igreja Matriz Senhor Deus Menino e seguiu pela Avenida São Vicente de Paula até o bairro do Luxo, seguindo até a Capela de São Cristóvão (padroeiro dos motoristas), no distrito da Saloméa.
O andor com a imagem do santo chegou à capela carregado por fieis, entre eles o prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana, que falou da importância em manter as tradições religiosas do município. “A festa de São Cristóvão faz parte do roteiro religioso da nossa cidade, e a prefeitura tem feito o possível para manter essa tradição junto com a igreja e a comunidade”, disse o prefeito.

A missa foi celebrada pelo Monsenhor Sebastião Bezerra, que agradeceu a presença e a comunhão dos devotos. O padre Sebastião lembrou do grande momento em que a Igreja Católica vive no Brasil, com a presença do Papa Francisco e sua popularidade. “O Papa Francisco tem o dom de agregar. Por onde o Pontífice passa ele arrasta multidões. A vinda do Santo Papa ao nosso país vem agregando os jovens que procuram por Cristo e tem renovado a esperança da Igreja Católica”, disse o Padre. No final da missa o Monsenhor Sebastião também agradeceu o apoio dado pela Prefeitura de Ibicaraí, na pessoa do prefeito Lenildo Santana e do empresário e dono da Cerâmica São Cristóvão, senhor Miudinho, que todos os anos tem se colocado a disposição da igreja e ajudado na produção da festa.
A coordenadora da festa, Eliete Macêdo, agradeceu a todos os presentes e falou da luta que a Igreja tem para manter a tradição da Festa em homenagem a São Cristóvão, Padroeiro dos Motoristas. Eliete se mostrou emocionada com o cortejo e lembrou o quanto é importante manter as tradições religiosas.
Cerca de 600 pessoas estiveram presentes à missa campal, entre eles, o prefeito Lenildo Santana; o secretário de Saúde, Pinheiro Farias; o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Lula Sampaio; o secretário de Administração, Osvaldo Filho; o Diretor de Esportes, Josevan Dias; os vereadores Dema, Válter da Farmácia, Klaus Farias e Osaná; o Major da Polícia Militar Waldilson Santos Cerqueira, que colocou duas viaturas e oito policiais a disposição para fazer a segurança da procissão, além de parte da imprensa local.
 
São Cristovão, padroeiro dos motoristas e viajantes

São Cristóvão é o protetor dos motoristas e dos viajantes. Viveu provavelmente na Síria e sofreu o martírio no século III. Cristóvão significa Aquele que carrega Cristo ou porta-Cristo. Seu culto remonta ao século V. De acordo com uma lenda, Cristóvão era um gigante com mania de grandezas. Ele supunha que o rei a quem ele servia era o maior do mundo. Veio a saber, então, que o maior rei do mundo era Satanás. Colocou-se pois, a serviço deste. Informando-se melhor, descobriu que o maior rei do mundo era Nosso Senhor. Um ermitão mostrou-lhe que a bondade era a coisa mais agradável ao Senhor. São Cristóvão resolveu trocar a sua mania de grandeza pelo serviço aos semelhantes. Valendo-se da imensa força de que era dotado, pôs-se a baldear pessoas, atravessando o rio. Uma noite, entretanto, um menino pediu-lhe que o transportasse à outra margem do rio. À medida que atravessava o rio, o menino pesava cada vez mais às suas costas, como se fosse o peso do mundo inteiro. Diante de seu espanto, o menino lhe disse: "Tiveste às costas mais que o mundo inteiro. Transportasse o Criador de todas as coisas. Sou Jesus, aquele a quem serves".
Todo motorista com certeza já fez essa oração, pelo menos uma vez na vida:
ORAÇÃO - "Dai-me Senhor, firmeza e vigilância no volante, para que eu chegue ao meu destino sem acidentes. Protegei os que viajam comigo. Ajudai-me a respeitar a todos e a dirigir com prudência. E que eu descubra vossa presença na natureza e em tudo o que me rodeia. Amém".










-- 
Arnold Coelho
9123-2417

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJAM BEM VINDOS E VOLTE SEMPRE