EMAIL:

ilmarvieirajunior@hotmail.com

NOSSOS SEGUIDORES

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Retirada de baronesas teve custo menor neste ano

baronesas
porque a Prefeitura de Itabuna, pela primeira vez, usou máquinas próprias ao invés de alugar com contratos emergenciais. O serviço foi concluído no início da semana, com a remoção de cerca de 30 mil metros cúbicos de baronesas que tomavam o leito do Rio Cachoeira no trecho que corta a cidade. 

      O volume havia aumentado no final de semana, em razão das fortes chuvas, que aumentaram o volume de água do rio. A retirada das baronesas já estava programada e acabou coincidindo com a chuva do fim de semana. 
      Os serviços foram iniciados às 8 horas de domingo, com a utilização de duas escavadeiras hidráulicas, pá carregadeira e retroescavadeira, duas caçambas e um caminhão “truck” que removeram parte da vegetação para o lixão. 
      Ao usar máquinas da própria frota, a Prefeitura deixou de gastar entre R$ 1 milhão e R$ 1,5 milhão na remoção da grande quantidade de baronesas que causavam incômodos à população. 
      Esse seria o custo se a Prefeitura contratasse equipamentos especializados, como estava sendo cogitado. Segundo o secretário Marcos Monteiro, da Sedur, o êxito da operação se deve à elevação do nível do rio. 
      Ajudando 
      “Com a forte vazão conseguimos, com as escavadeiras, ajudar o material orgânico a descer em direção ao mar e evitar que fizesse mais pressão nas estruturas da ponte do Marabá. A proliferação de vegetação é decorrente da matéria orgânica do esgoto sanitário lançado no leito do rio". 
      A Prefeitura e a Emasa aguardam a liberação de projetos apresentados ao governo federal visando recursos para a construção de redes de coleta e tratamento de esgotos na maioria dos bairros da zona sul da cidade. 
      Além disso, já está sendo finalizado o processo para abertura de concorrência para o esgotamento e implantação de infra-estrutura na zona oeste em oito bairros. Com isso, a Prefeitura prevê que 45% do esgoto sanitário deixará de ser lançado no rio. Hoje são 14%. 
      Boa parte dos problemas de esgoto de Itabuna poderá ser resolvido com as verbas federais que foram aprovadas, na quarta-feira, dentro do âmbito do PAC 2. O anúncio foi feito na quarta-feira pela presidente Dilma, em evento com a presença do prefeito Claudevane Leite. 
      Itabuna teve projetos selecionados para saneamento básico, abastecimento de água e pavimentação urbana. As propostas foram apresentadas pela Prefeitura em maio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJAM BEM VINDOS E VOLTE SEMPRE