EMAIL:

ilmarvieirajunior@hotmail.com

NOSSOS SEGUIDORES

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Dia D da Campanha de Vacinação contra a Gripe será neste sábado


‘Vacinação contra a gripe: você não pode faltar’. Esse é o tema deste ano da Campanha de Vacinação contra a Gripe, que terá o ‘Dia D’ neste sábado (26). Bahia, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) prevê  imunizar o público alvo de 2,3 milhões pessoas, formado por idosos, crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas e indígenas.

A campanha, que começou na terça-feira (22), já imunizou 11.496 pessoas. A novidade deste ano é que o Ministério da Saúde ampliou da faixa etária para crianças de seis meses a menores de 5 anos. Em 2013, o público infantil vacinado foi de seis meses a menores de 2 anos.
No estado devem tomar a vacina 322.626 crianças, 300.460 trabalhadores da saúde, 161.320 gestantes, 26.508 puérperas, 29.220 indígenas e 1.463.931 idosos. Além disso, as pessoas com doenças crônicas devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação.
Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem comparecer aos postos em que estão registrados para receberem a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.

Medidas de prevenção - A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).
À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.
Em caso de síndrome gripal, deve-se procurar um serviço de saúde o mais rápido possível. A vacina contra a gripe não é capaz de eliminar a doença ou impedir a circulação do vírus, por isso, as medidas de prevenção são muito importantes, particularmente durante o período de maior circulação viral, entre os meses de junho e agosto.
Mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe - especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações - devem procurar imediatamente o médico. Os sintomas da gripe são febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações.

Sãs/is

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJAM BEM VINDOS E VOLTE SEMPRE