EMAIL:

ilmarvieirajunior@hotmail.com

NOSSOS SEGUIDORES

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Funcionário do grupo Calcinha Preta morre depois de acidente na BR-101


Um jovem de 19 anos que trabalhava com a banda Calcinha Preta, Wesley Cristian da Silva Santos, morreu na madrugada desta quarta-feira (25) depois de sofrer um acidente na BR-101 na segunda-feira (23). O carro de Wesley sofreu um acidente entre as cidades de Entre Rios e Alagoinhas. Ele estava de folga na Bahia. Wesley foi inicialmente socorrido para um hospital de Alagoinhas, o Dantas Bião, mas foi transferido na terça-feira para o Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), em Aracaju (SE), onde acabou falecendo. Wesley estava com um amigo quando caiu em uma ribanceira ao tentar desviar de animais na pista. O amigo, que usava cinto, não sofreu ferimentos. Já Wesley teve traumatismo craniano, hemorragia interna e fraturou o fêmur. Um dos empresários da banda, Júlio Viana, disse que o hospital em Alagoinhas "não tinha estrutura" para atendê-lo. "A banda se esforçou para oferecer a ele um atendimento melhor e conseguiu a UTI neste horário", contou ao G1 SE. Wesley teve morte cerebral pouco depois. O corpo do rapaz foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Aracaju e de lá transferido para Pernambuco, de onde é sua família, para o sepultamento. A banda divulgou uma nota lamentando a morte. O rapaz trabalhava como designer. Lamentamos profundamente a partida prematura de Cristian da Silva Santos, que veio a falecer no dia 25/06, às 01:30 no HUSE, Aracaju/SE. O último adeus, ocorrerá na sua residência na Cidade de São Caetano/PE, cujo sepultamento esta marcado para 16:00hs, de amanhã dia 26/06. A diretoria da Banda Calcinha Preta, em nome de seus Artistas, colaboradores, e comunidades, apresenta suas sinceras condolências aos familiares e amigos deste valoroso profissional.

CORREIO

CONFIRAM : O VÍDEO DO ACIDENTE EM IBICARAÍ QUE DEIXOU DOIS MORTOS E UM FERIDO

mor1  No início da tarde desta quarta feira (25), três pessoas foram eletrocutadas na montagem de um palco para os festejos de São Pedro, que estavam programados para hoje (26), na cidade de Ibicaraí. Os itabunenses Robson Mota da Silva, 27 anos, que residia bairro Daniel Gomes, e Gilmar Pedrosa Silva, 51 anos, conhecido como Gordo, morador do bairro São Pedro, morreram no local.
    Uma terceira vítima, Caliomar Silva Cardoso, 33 anos, ficou ferido e foi atendido no hospital de Ibicaraí e, em seguida transferido para o Hospital de Base de Itabuna. Caliomar mora em Itororó e estava trabalhando na montagem do palco.
    Sua saúde é estável. Uma estrutura de ferro caiu na rede de alta tensão provocando a tragédia. Segundo os peritos do DPT de Itabuna, os três funcionários trabalhavam sem nenhum equipamento de segurança. Veja o vídeo AQUI

BOMBA ! BOMBA ! Chimbinha não gosta de críticas ao Calypso e dá tapa em músico

Chimbinha partiu pra cima músico Miudeiro, da banda Forró do Miúdo, após ouvir críticas do rapaz sobre a banda Calypso. De acordo com o colunista Leo Dias, do Jornal O Dia, o marido de Joelma chegou a apertar a garganta do rapaz e deu um tapa no rosto dele. A situação quase foi parar na delegacia. A cena ocorreu em Itapetinga, interior baiano, no hotel Morumbi.

Enterrado em Itabuna os dois homens que foram eletrocutados Ibicaraí

Operários_morrem_montagem_palco_Ibicarai_foto_vermelhinho2
Dois trabalhadores morreram em montagem de palco.
   Foram enterrados os dois homens que morreram eletrocutados enquanto trabalhavam na montagem do palco de São Pedro da cidade de Ibicaraí, no sul da Bahia, nesta quinta-feira (26), mesmo dia em que começaria a festividade, adiada para a sexta-feira (27). 
   A estrutura de metal encostou no fio de alta tensão e eles receberam descarga elétrica de 13 mil volts. Gilmar Pedroso Silva, 51 anos, e Robson Mota da Silva, de 29 anos, morreram na hora.
   O outro operário, Kaliomar Silva Cardoso, 33 anos, permanece internado no Hospital de Base em Itabuna. Kaliomar teve queimaduras graves e não corre risco de morte. A fatalidade aconteceu na quarta-feira (25).
mor1Irregularidades
   Um técnico em segurança da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) esteve no local e afirmou que a montagem do palco estava irregular, muito próxima da rede de alta tensão. As vítimas também não usavam equipamentos de segurança.
  De acordo com o secretário de cultura de Ibicaraí, Luiz Henrique Sampaio, a responsabilidade da montagem do palco é da empresa contratada para cuidar da estrutura da festa. Já o dono da empresa responsável pela montagem informou que respeitou a distância mínima exigida entre o palco e a rede elétrica, e que não houve irregularidade.

Presos são transferidos de Itabuna para Eunápolis

                

A Secretaria de Segurança da Bahiadeterminou a transferência de 18 detentos do Conjunto Penal de Itabuna para presídios de Eunápolis e Valença. Oito serão levados para o extremo sul. São eles: Ítalo Ramos, Alisson Silva, Joilson Carvalho, Danilo Xavier, Kleber Eduardo, Julio Queiroz, Janderson Souza e Maicon Luiz. Dez outros, ainda não identificados, seguirão para Valença

São João nos bairros e distritos é aquecimento para o São Pedro do Povão em Ibicaraí

Texto e arte: Arnold Coelho
A prefeitura de Ibicaraí e suas secretarias de Cultura e Assistência Social aquecem o São Pedro do Povão em Ibicaraí com a festa de São João nos bairros e distritos. O São João é a festa popular mais querida no nordeste brasileiro. A simplicidade e alegria do povo nordestino contagia a todos que procuram sempre uma boa palhoça ou rua enfeitada com temas juninos (ou até mesmo um bom forró na roça, normal nas pequenas cidades) para dançar e beber muito licor ou se empanturrar de comidas típicas.

O São João de Ibicaraí nos bairros está sendo um prenúncio de um excelente São Pedro. No sábado a festa aconteceu no bairro Agripino Monteiro, com a participação de bandas locais e a presença de centenas de foliões. O final de semana contou também com animação e muito forró nos distritos de Saloméa, Vila Santa Isabel e Cajueiros Velho e Novo. A noite de segunda-feira, 23, aqueceu com a vitória da Seleção Brasileira, dando o tom da festa o tema da Copa do Mundo no Brasil pelas ruas de Ibicaraí. O bairro Corina Batista foi animado com muito forró e a apresentação da quadrilha casamenteira "Vem Que Tem" e bandas locais, tudo organizado por Clícia Guerreira, que contou com o apoio da prefeitura e secretaria de Cultura.

São Pedro
Falar do São Pedro de Ibicaraí é lembrar das palhoças e festas de largo promovidas por Raimundo Coletivo e Tulinha. O São Pedro de Ibicaraí, que começou há décadas no final da avenida São Vicente de Paula, com a ajuda dos moradores locais e o empenhos dos dois irmãos, cresceu e tomou proporções de festa regional. Acreditando nisso a prefeitura de Ibicaraí, na atual gestão, agregou essa festividade ao roteiro de festas do município e tem dado carinho especial para essa festa.

Esse ano a prefeitura resolveu difundir o São Pedro em marketing, desenvolvendo campanha publicitária e dando um toque profissional, com um bonito leiaute e programação visual da festa e decoração de todo o circuito, além de divulgação em toda mídia regional e contratação de grandes atrações de peso do cenário nacional e regional como o Trio da Huanna, Caviar com Rapadura, Serginho di Goiás, Canindé, Lippe & Lucas, Forró do Karoá, Kart Love, Edú Forró, Originais do Forró, 100Rédea, Banda Vera Cruz, Carlota Juaquina, Bordel de Luxo, Quarto do Swing, Laputeriê, Marquinhos Kora, Cor de Canela, Avatar, Allan Jhones, Os Karaí, Otávio Matheus & Banda, Murilo Macedo, Quatro Ponto Zero e Fabíola Lins.

A festa conta ainda com o apoio da secretaria de Saúde e sua equipe, que terá uma ambulância com enfermeiros de plantão no circuito da festa, apoio da Vigilância Sanitária, Guarda Municipal, Conselho Tutelar, além de diversos profissionais e a presença da Polícia Militar, que garantirá a segurança do público presente.

Programação da Festa

Quinta-feira 26-06
20:00h  – Markinhos Kora
21:00h  – Os Karaí
22:00h  – Quarto de Swing
23:00h  – Otavio Matheus & Banda
00:00h – Cor de Canela
01:00h – Quatro Ponto Zero

Sexta-feira 27-06
20:00h  – Avatar
21:00h  – Fabíola e Banda
22:00h  – Forró do Karoá
23:00h  – Canidé
00:30h – Kart Love
2:00 h – Murilo Macêdo

Sábado 28-06
20:00h – Carlota Juaquina
21:00h – Edu Forró
22:30h – Serginho di Goiás
00:00h – Bordel de Luxo
01:30h – Caviar com Rapadura
03:00h – Vera Cruz

Domingo 29-06
16:00h – Laputeriê
17:30h – 100Rédea
19:00h – Originais do Forró
20:30h – Lippe e Lucas
22:00h – Trio da Huanna
00:00h – Allan Jhones

-- 
Arnold Coelho
9123-2417

Pai que estuprou filha durante cinco anos é tratado pela vítima como namorado


Depois de várias denúncias anônimas, policiais prenderam em flagrante um homem  identificado como, Francisco Alves, 32 anos, acusado de estuprar a filha, uma adolescente de 14 anos, em um Posto de Saúde, localizado no bairro Parque União, no município de Timon, no estado do Maranhão, onde o mesmo trabalhava como vigilante.

De acordo com informações publicadas pelo blog Caldeirão do Crime, o homem cometia os abusos há cinco anos e os policiais chegaram ao momento exato em que ele praticava sexo com a adolescente.

Francisco teve a prisão decretada logo após a adolescente confirmar que havia mantido relações sexuais com ele. A vítima está tão abalada e confusa com os acontecimentos, que em alguns momentos de seu depoimento chegou a tratar o homem como namorado, como se tivessem realmente um relacionamento amoroso.

Francilane Alves, conselheira tutelar explicou que o órgão já estava acompanhando o caso devido as constantes denúncias que chegaram.

Foto: reprodução / Blog Caldeirão do Crime

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Atrizes pornô fazem o clássico entre Alemanha e Gana, no 'Sexysoccer'

Atrizes pornôs participaram em Berlim no sábado (21) de um jogo de futebol que simulou a partida entre Alemanha e Gana da Copa do Mundo. As atrizes usaram pintura corporal que imitava os uniformes das seleções europeia e africana. O evento chamado "Sexysoccer 2014" aconteceu na Alemanha poucas horas antes da partida oficial, que se iniciou as 16h deste sábado na Arena Castelão, em Fortaleza.
O VERDADEIRO JOGO - O atacante Miroslav Klose foi o grande nome da Alemanha na disputada partida contra Gana na Arena Castelão, em Fortaleza (CE), neste sábado (21). O veterano saiu do banco e salvou a seleção alemã da derrota e igualou a marca de Ronaldo de maior artilheiro das Copas, com 15 gols. O jogo terminou em 2 a 2. VEJA AS IMAGENS ABAIXO DO ' SEXYSOCCER '


ale1.jpg
ale2.jpg
ale3.jpg
FBL-WC-2014-GER-EROTIC-BODY_PAINTING_36480729-1024x681.jpg

PROJETO DE LEI PÕE FIM AO FERIADO DE PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA

Proposta em tramitação na Câmara dos Deputados acaba com o feriado de 15 de Novembro, instituído em comemoração ao dia da Proclamação da República. A proposta altera a Lei 662/49, que definiu os feriados nacionais. O deputado Newton Cardoso (PMDB-MG), autor do Projeto de Lei 6757/13, argumenta que, ao contrário do feriado de 7 de Setembro, que marca a independência do Brasil, a proclamação não teve participação popular e, portanto, não gerou na sociedade o sentimento cívico que há em outras celebrações. O autor cita informações do livro “1889”, do jornalista Laurentino Gomes, para embasar seus argumentos. “Laurentino Gomes tem completa razão em afirmar que o feriado da Proclamação da República é um feriado sem reconhecimento e apoio do povo brasileiro, uma vez que é aproveitado apenas para mais um dia de descanso”, afirma. De acordo com o livro, “o feriado da Proclamação da República é uma festa tímida, geralmente ignorada pela maioria das pessoas”. O deputado destaca ainda que algumas celebrações regionais, como o 2 de julho na Bahia (que marca a luta do estado pela independência do Brasil) e o 20 de setembro no Rio Grande do Sul (que celebra o início da Revolução Farroupilha), têm mais apelo popular do que o feriado nacional de 15 de Novembro. AgenciaCamara

Polícia prende quatro pessoas com R$ 1 milhão em drogas

 

Cento e doze kg de cocaína, dez kg de pasta-base da droga e dez kg de maconha foram apreendidos, na madrugada deste domingo, 22, em uma oficina de veículos no centro de Itinga, em Lauro de Freitas (Grande Salvador). Vinte quilos de cocaína estavam escondidos no pneu de um caminhão. De acordo com informações da 81º Companhia Independente da Polícia Militar , Divino Martins de Oliveira Jr., Maurício de Souza de Carvalho, Leandro Vergasta e Jeferson Zacarias foram presos em flagrante no local. Os quatro estão detidos na sede da Polícia Federal, na Cidade Baixa, e devem ser encaminhados para o Complexo Penitenciário da Mata Escura. A polícia investiga a procedência da droga, com valor estimado em, pelo menos, R$ 1 milhão. A apreensão resulta de uma operação iniciada há cerca de um mês por uma força-tarefa comandada pela Polícia Federal, com apoio dos departamentos de Narcóticos e de Homicídio e Proteção a Pessoa da Polícia Civil, além da PM.

domingo, 22 de junho de 2014

CONFRATERNIZAÇÃO ENTRE AMIGOS DA NESTLE

Confiram as fotos da confraternização dos amigos que trabalham na nestle em Itabuna, foi uma festa muito divertida começando com um amistoso entre a equipe Vermelha  e a equipe azul que é os visitantes, foi um jogo muito emocionante e engraçado, que o placar não importou mais sim a tarde descontraída , logo apos o jogo todos foram para a sala de festa  do Clube Grêmio onde todos se deliciaram de um farto banquete. 
                            






























Prefeitura de Ibicaraí realiza saneamento básico da rua Francisco Pereira na Vila Santa Isabel

     Uma das prioridades do governo Gente Cuidando de Gente é a preocupação com saneamento básico. O prefeito Lenildo Santana tem, nesses cinco anos de governo, buscado alternativas para sanear e levar uma melhor qualidade de vida para o cidadão, seja ele da sede ou distritos. A busca por convênios e recursos para sanear os pontos críticos do município é uma constante no dia a dia do prefeito, que sempre que vai fazer alguma obra com recursos próprios a primeira opção é sempre saneamento básico.
   A rua Francisco Pereira, na Vila Santa Isabel, é um exemplo dessa preocupação. A prefeitura está manilhando toda a rua com 550 manilhas de 0.40 e construindo caixas de manutenção a cada 40 metros. Serão ao todo quase 600 metros de rua e 14 caixas, resolvendo um problema antigo e levando mais qualidade de vida para aquela localidade.
   O secretário de Infraestrutura, Leildo Santana, estima que mais de 50 mil reais serão gastos nessa obra, que está sendo feita com recursos próprios e tem a empreiteira J. Carvalho a frente do serviço. “Estamos fazendo mais esse esforço com recursos próprios. O saneamento básico é uma prioridade nessa administração e pegamos o município carente desse serviço. Nossa ideia é resolver esses problema de forma pontual e deixar a maior quantidade de ruas do nosso município saneadas”, disse Leildo.
   A moradora da casa 11, Creuza Pereira, mais conhecida como Creuza da Horta, nem acredita que a prefeitura está fazendo esse serviço. “Sempre cobrei, mas nunca achei que alguém iria olhar por essa rua. Estou muito feliz e espero que no futuro eles possam calçar essa rua também. Só temos que agradecer ao prefeito, pois ele prometeu e cumpriu”, disse a moradora.

Texto: Arnold Coelho – Fotos: Binho Vídeo

Pianista que ficou nua ao lado de Silvio Santos "tira" roupa na Record

Pianista que ficou nua ao lado de Silvio Santos, tira a roupa no "Balanço Geral", da Record.

Pianista que ficou nua ao lado de Silvio Santos, tira a roupa no "Balanço Geral", da Record    Famosa por ter tirado a roupa no Programa Silvio Santos, do SBT, no último domingo (15), a pianista Suzy apareceu em reportagem do "Balanço Geral", da Record, na tarde da última sexta-feira (20). Ela foi convidada pelo repórter Giuliano Marcos para ir às ruas, em Osasco (SP), e, rodeada por uma multidão, Suzy tocou piano só de lingerie. 
    "Você ficou louco? Não vou tirar tudo, não", respondeu a pianista, sobre o convite para tocar nua em "praça pública". Durante a entrevista, ela contou ainda que não teme as críticas por ter tirado a roupa na TV. "Todo mundo é criticado por tudo. E eu estava preparada para isso. Mas eu recebi mais elogios", afirmou. "Olha, na verdade eu moro com a minha filha, com a minha filha tudo super tranquilo. Com o restante da família acho que também foi", acrescentou, sobre a reação da família.
    Nua no "Programa Silvio Santos" - A pianista ficou nacionalmente conhecida depois de tirar a roupa no programa de Silvio Santos. O apresentador divertiu o público ao ajudar a tirar a roupa de sua convidada. Suzy afirmou que não esperava que Silvio pedisse para ela tirar a roupa. "Foi imprevisto, eu não esperava, achei que ele estava brincando. Ela conta que sempre foi muito fã do apresentador e teve que conter as lágrimas para não chorar no palco. Ainda segundo a pianista, o apresentador foi ousado com ela e não safado. VEJA O VÍDEO DA PIANISTA COM SÍLVIO SANTOS 

Bruno é levado para presídio no interior de Minas

    Já está na Penitenciária de Segurança Máxima de Francisco Sá, no Norte de Minas Gerais, o goleiro Bruno Fernandes. Ele foi transferido da Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, na Grande BH, para o interior de Minas na tarde da última sexta-feira (20). A transferência foi feita sob sigilo, e o preso foi escoltado desde Belo Horizonte pelo Comando de Operações Penitenciárias Especiais (Cope). 
    Segundo a nota, o ex-goleiro passou por atendimento médico, jurídico e psicológico na chegada à unidade, e o cadastro só foi finalizado na manhã deste sábado (21). Bruno está preso desde julho de 2010 e cumpre pena de 22 anos e 3 meses de reclusão pela morte da ex-amante Eliza Samudio. A transferência do goleiro foi publicada no Diário Oficial do estado no último dia 10, com prazo a ser cumprido até o próximo dia 30.

Fifa escolhe árbitro sueco para apitar Brasil x Camarões

   A Fifa anunciou neste sábado que o sueco Jonas Eriksson será o árbitro da última partida da seleção brasileira no Grupo A da Copa do Mundo, o duelo com Camarões, às 17h desta segunda-feira (23), no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Esta será a segunda partida na competição a ser apitada pelo juiz de 40 anos. Eriksson está em sua primeira Copa e foi o árbitro da vitória dos Estados Unidos por 2 a 1 sobre a seleção de Gana, em Natal, pela primeira rodada da fase de grupos. 
   Em 2013, o sueco comandou a disputa da Supercopa da Europa em Praga, onde o Bayern de Munique se sagrou campeão ao derrotar o Chelsea na disputa de pênaltis, após empate por 2 a 2. Agora, Eriksson terá a oportunidade de apitar a partida que definirá o futuro da seleção anfitriã na Copa - um empate com os já eliminados camaroneses garante a classificação do Brasil para as oitavas de final da competição. 
   Na próxima segunda-feira (, o sueco tentará ficar fora das polêmicas que vêm marcando os jogos do Brasil no Mundial. Afinal, no jogo de abertura, a vitória por 3 a 1 sobre a Croácia, houve muita reclamação por causa do pênalti marcado no atacante Fred quando o duelo estava empatado em 1 a 1. (BN)

IBICARAÍ PROMETE REALIZAR UMA DAS MELHORES FESTA DE SÃO PEDRO DA REGIÃO

SÃO PEDRO DO POVÃO!
    O município de Ibicaraí terá um dos São Pedro mais animados do sul da Bahia, o "São Pedro do Povão". O evento, já tradicional no município, terá a animação Trio da Huanna, Caviar com Rapadura, Serginho di Goiás, Canindé, Lippe & Lucas, Forró do Caroá e Kart Love, Bordel de Luxo, Edú Forró, Originais do Forró, Quarto do Swing, Laputariê, Marquinhos Kora, 100Rédea, Cor de Canela, Banda Vera Cruz, Avatar, Allan Jhones, Os Karai, Carlota Juaquina, Otávio Matheus & Banda e Murilo Macedo. A festa acontece de 26 a 29 de junho.
   Segundo o prefeito Lenildo Santana (PT), uma grande estrutura de palco, som, iluminação, banheiros químicos, toldos e policiamento está sendo montada para o São Pedro do Povão, que reunirá milhares de pessoas de toda a região que visitarão o município ibicaraiense em busca de alegria, animação e forró.
    “Certamente será o São Pedro com a cara da alegria, da paz, do sucesso, enfim, com a cara do nosso povo. Juntamente com o secretário de cultura do município, Lula Sampaio, montamos uma comissão que está cuidando de todos os detalhes do evento”, disse o prefeito Lenildo, que promete ser mais um a se divertir ao som dos sanfoneiros e das grandes atrações.
 
Escrito por Erasmo Barbosa/Arte: Arnold Coelho

Distritos do Cajueiro Novo e Velho em Ibicaraí vão ganhar quadra poliesportiva coberta

   A Prefeitura Municipal de Ibicaraí e Secretaria Municipal de Educação conseguiram, via Ministério da Educação (MEC) e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), recurso da ordem de R 510 mil para construção de uma quadra coberta entre os distritos do Cajueiro Novo e Cajueiro Velho. A futura quadra ficará na margem direita da BR-415, sentido Itabuna-Ibicaraí.
   A primeira etapa da obra já teve início com o serviço de terraplanagem. O secretário de Infraestrutura de Ibicaraí, Leildo Santana, acredita que entre 10 e 12 dias a área estará pronta para o início da construção. A empresa responsável pela construção é a construtora N. Nascimento, que iniciará os serviços nos próximos dias e tem prazo de 180 dias para a entrega da quadra coberta.
   “A escolha do local é estratégica e foi pensada para beneficiar os dois distritos irmãos que sempre ficaram esquecidos. Outra questão é a aquisição de uma área que esteja dentro dos padrões exigidos pelo FNDE. Estamos levando obras para esses distritos. O Cajueiro Velho ganhou a ampliação daUnidade Básica de Saúde local, além de 50 casas populares e toda a iluminação do trecho de BR que liga os dois distritos. Calçamos as ruas Castelo Branco, Canadá e Costa e Silva e levamos água para o Cajueiro Novo. 
    E agora vamos construir essa quadra coberta entre os dois distritos, no valor de meio milhão de reais. Tenho tentando dividir as obras que temos conquistado com o Governo Federal, afinal, os distritos fazem parte da cidade”, disse o prefeito Lenildo Santana.

Texto: Arnold Coelho – Fotos: Binho Vídeo

Cursos do Pronatec-IFBA têm aula inaugural no colégio Eduardo Spínola em Ibicaraí

    Aconteceu na noite de quarta-feira, 18, às 19:30h, no colégio Eduardo Spínola (centro de Ibicaraí), o primeiro contato dos 120 futuros alunos da primeira turma dos cursos de Cuidador de Idosos, Cuidador Infantil, Vendedor e Auxiliar Administrativo, com os integrantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A ação serviu como uma aula inaugural para os novos alunos.

   Estiveram presentes ao evento o Prefeito de Ibicaraí Lenildo Santana; o Diretor do colégio Eduardo Spínola, José Carlos Andrade Nunes; a Coordenadora Geral de Educação da prefeitura, Dionei Alves Dias Cavalcante; a Diretora de Monitoramento dos Programas de Educação do município, Iaciara Oliveira Dias; além do Coordenador Adjunto do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e Diretor de Ensino do Instituto Federal da Bahia (IFBA - Núcleo Ilhéus), Marcos Antônio de Oliveira; a Supervisora Rosilene Vilanova Cavalcante; o Orientador Márcio Abreu do Bom Conselho e Jacqueline Heth Figueiredo de Souza.
    A aula teve início com a coordenadora Dionei Cavalcante pedindo a todos que fizessem uma oração. Em seguida o prefeito Lenildo Santana falou da importância desses cursos para o município e da comodidade de não precisar se deslocar para um grande centro para se qualificar com um curso técnico. O prefeito pediu empenho e comprometimento e lembrou que essa é uma oportunidade que não pode ser desperdiçada pelo aluno. O prefeito pediu a compreensão de todos, pois as aulas terão início no Eduardo Spínola, mas a ideia é mudar para a escola Léa Galrão (antigo Jaíro Carneiro).
    “Nosso sonho é ter um núcleo avançado aqui em Ibicaraí com prédio próprio, mas infelizmente edificar uma escola própria agora é difícil, quem sabe em um futuro próximo. Por enquanto estamos fazendo alguns ajustes e vamos usar o Léa Galrão, no bairro Delfino Guedes, como base”, disse o prefeito.
    O coordenador Marcos Antônio iniciou parabenizando a cidade e os futuros alunos e lembrou que Ibicaraí foi o primeiro município, depois de Itabuna e Ilhéus, a procurar e solicitar cursos. Marcos disse que espera abrir mais quatro cursos a partir do mês de julho desse ano e falou da importância da qualificação profissional para o indivíduo. Cobrou atenção e dedicação de todos e disse que só em Itabuna existem 6 mil pessoas a espera de uma vaga dos cursos do Pronatec-IFBA.
    Por último o coordenador lembrou que a pré-inscrição feita na prefeitura no último dia 4 só serve para o banco de dados, e que é necessário fazer a matrícula junto ao Pronatec-IFBA. Marcos e sua equipe concluiu mostrando o material que será dado a cada aluno, além de R$ 10,00 que o Governo Federal passa para cada aluno por dia-aula. As aulas terão início no próximo dia 7 de julho, no período da noite, de segunda a sexta-feira, das 19 às 22 horas, sendo que, a depender do curso, terá aula prática aos sábados.

MATRÍCULA
   A inscrição final no Pronatec-IFBA será feita hoje (sexta-feira, 20-06), a partir das 16 horas, no prédio do Eduardo Spínola, e o aluno precisa levar CPF, RG, comprovante escolar, comprovante de residência, Cartão Banco e comprovante de conta corrente (opcional). Marcos avisou que quem não tiver conta corrente receberá o benefício do Governo Federal via ordem de pagamento na boca do caixa do Banco do Brasil.

O QUE É O PRONATEC
    O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado em 2011 pelo Governo Federal com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. O governo federal investe na fase atual R$ 14 bilhões até o final de 2014. Na quarta-feira, 18, a presidenta Dilma Rousseff anunciou a segunda etapa do Pronatec, que vai ofertar 12 milhões de vagas em 220 cursos técnicos de nível médio e em 646 cursos de qualificação, a partir de 2015. A meta para a primeira etapa era oferecer 8 milhões de matrículas até 2014, e até o momento 7,4 milhões de matrículas foram feitas.

Texto: Arnold Coelho – Fotos: Raimundo Gomes

SEJAM BEM VINDOS E VOLTE SEMPRE